terça-feira, 6 de julho de 2010

Dois Jovens e uma atitude.

Um dos bairros mais violentos da cidade, tráfico de drogas e um futuro obscuro. Todo esses elementos são desanimadores para qualquer pessoa mas não para dois jovens que conheci hoje, Mano Lu e Preto Quedé, moradores da comunidade Santa Cruz na zona sul de Teresina eles foram pró-ativos e fizeram a difença. Produziram o clipe chamado Criptonita Final, que traduz a realidade em que eles foram criados em música e imagens. O impacto do crack na vida de centenas de jovens em nossa cidade é o foco do vídeo que surpreende pela qualidade técnica e cultural.

Quando entrevistei os dois a primeira pergunta claro foi sobre a inspiração e decisão de produzir o vídeo e com que recursos eles fizeram, e a resposta mostrou que eu estava na frente de dois exemplos juvenis e que nossa cidade e nosso país precisam de muitos mais jovens como eles. Também perguntei se algum dos dois já tinham usado crack, eles disseram que o crack é presente na vida da comunidade como tomar água todos os dias, mas por opção deles nunca usaram. O que prova que por mais adverso que seja o cenário ser responsável é uma questão de escolha!

Esse tipo de pauta é uma das minhas preferidas. Conhecer outros jovens e saber os problemas que enfrentam e o que fazem pra mudar isso.

Quero ressaltar que o trabalho de Manu Lu e Preto Quedé teve o apoio do Centro da Cultura Hip Hop no Parque Piauí, um trabalho brilhante que já mudou a vida de milhares de jovens da zona sul de Teresina. Para saber mais sobre o centro acesse: http://www.hiphoparte.com.br

Abaixo segue a reportagem que foi exibida no Jornal 70 Minutos, Tv Meio Norte no dia 06/07/2010.




IMAGENS: FRANCISCO PONTES
APOIO TÉCNICO: KERMO ROGÉRIO
EDIÇÃO: DANILO
REPÓRTER: CLOVES COSTA
VEICULAÇÃO: JORNAL 70 MINUTOS, TV MEIO NORTE, CANAL 7
DATA: 06/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário